Melhores exercícios para praticar na gravidez.

with Nenhum comentário
· Reading Time: 3 minutes

Gravidez não é doença. Esta frase é repetida por obstetras a todas as grávidas, lembrando-as de que a gravidez não implica ter uma vida menos ativa.

Claro que o estilo de vida tem de adaptar-se à nova situação, não tivesse a grávida um bebê a crescer na sua barriga. No entanto, não deve fazer do período da gravidez uma vida sedentária. As vantagens do exercício físico para a grávida e para o bebê são muitos.

Neste artigo poderá conhecer os benefícios da atividade física durante a gestação, e ainda, os melhores exercícios para praticar na gravidez.

Benefícios da atividade física durante a gravidez.

Os músculos da grávida tem de ser exercitados, para que ela se sinta bem fisicamente, e tenha uma estrutura que lhe permita aguentar melhor o aumento de peso, bem como, o momento do parto.

Os exercícios durante a gravidez ajudam ainda a reduzir o stress e a ansiedade, ajudam a aumentar o apetite, e melhoram a autoestima.

Por fim, é também importante a grávida exercitar-se para que não engorde para além do ideal. O excesso de peso durante a gravidez tem as suas consequências, e como tal, deve procurar manter-se no aumento de peso normal na gestação.

Melhores exercícios para praticar na gravidez.

Os melhores exercícios para uma grávida são aqueles que implicam um impacto baixo. Atividades como Pilates, natação, caminhada, corrida leve, hidroginástica, bicicleta ergonômica, ou até mesmo, exercícios de musculação orientada e com restrições.

Pilates
Estes exercícios ajudam a corrigir a postura, a controlar a respiração, e ainda, a alongar os músculos. Deve ser feito com orientação de um instrutor qualificado.

Caminhada
Atividade física perfeita para as grávidas sem hábitos desportivos, já que é um exercício físico moderado, sem necessidade de uma condição física prévia. Deve apenas ter o cuidado de usar uns tênis com uma boa capacidade de amortecimento.

Corrida leve
Ao contrário da caminhada, esta atividade é mais vocacionada para as grávidas que façam regularmente desporto. A corrida deve ser leve, e com muito pouco intensidade.

Natação
É uma atividade física bastante adequada, já que o facto de estar na água reduz o peso corporal, não esforçando em demasia o corpo. Deve ser praticado o estilo crawl.

Hidroginástica
Tem as mesmas vantagens da natação, sendo no entanto mais indicada para mulheres grávidas com um estilo de vida sedentário.

Bicicleta ergométrica
Esta atividade é apenas indicada para os primeiros dois trimestres da gestação, já que nos últimos meses, o tamanho da barriga dificulta o ato de pedalar. Este exercício, feito de forma muito moderada, ajuda a trabalhar a respiração, e ainda, a queimar gordura.

Fonte: http://bit.ly/1BDPygC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *